A importância de ter um domínio próprio

POSTADO NA CATEGORIA: Dicas COM 8 E 0
Home > Dicas > A importância de ter um domínio próprio

Muitas pessoas sonham em ganhar altas quantias pela internet, são atraídas por promessas de que é muito fácil ganhar dinheiro, você apenas compra um kit ou cria um blog e pronto, é só esperar que amanhã ou depois a sua conta estará farta de receber depósitos. Quem já viveu o mínimo na internet sabe que as coisas não funcionam desta maneira, ganhar dinheiro na internet é possível mas requer esforço. Hoje mostrarei a importância de ter um domínio próprio para a estratégia de alavancar um blog ou um negócio na internet.

O que é um domínio?

Um domínio é um nome, nome pelo qual o internauta irá usar para chegar até o seu site, seria muito difícil memorizar um site que tivesse o endereço do tipo: http://189.123.121.43/~escolasites, por isso se percebeu a necessidade de dar nome aos sites, para tornar a navegação mais fácil. Quando você digita o endereço de um site em seu navegador, o mesmo possui uma tabela de “conversão” fornecida pelos serviços de DNS, com isso ele traduz e obtém o endereço de fato e então disponibiliza o conteúdo ao internauta.

Porque devo comprar um domínio próprio?

O ponto chave de se ter um domínio próprio é a credibilidade, um site que não possui um domínio próprio não traz muita confiança, pelo menos no meu ponto de vista (acaso descorde, deixe nos comentários). Por muito tempo se pensou, absolutamente, que um domínio bom trazia uma boa indexação para um site, essa ideia está caindo por terra, o próprio Google já publicou em alguns artigos que vem dando cada vez menos importância para palavras-chave encontradas no domínio, então se você possui a ideia de conseguir milhares de visita apenas registrando um bom domínio, esqueça.

Vantagens de um domínio próprio

  • Maior valor a marca: Um bom domínio atrelado a uma boa marca trará benefícios de mercado para seu projeto, mais tarde quando você tiver alguma visibilidade, poderá oferecer serviços, produtos, o que apenas será conseguido se seu projeto possuir um domínio adequado e associado aquele serviço ou produto.
  • Maior aceitação de seu público: Será uma grande coincidência que os grandes blogs possuam um domínio próprio, ou que blogs que continuam como sub-domínios do blogspot ou wordpress.com dificilmente conseguem ter um estatuto bom e chegar a ser uma grande referência em seu nicho de mercado?
  • Facilidade em ser aceito em programas de afiliados: Não sei ao certo o motivo mas suspeito que seja pelo fator credibilidade, mas os programas de afiliados dificilmente aceitam blogs que não possuam domínios próprios.
  • Credibilidade: Com um bom domínio, algo bem marcante você passa credibilidade aos seus leitores e também aos possíveis parceiros que você pode formar ao longo de sua caminhada como blogueiro.

Onde comprar um domínio?

O registro de domínio parece ser algo simples e que não é necessário peneirar muito a empresa que irá se contratar para realizar o serviço, mas alguns cuidados devem ser levados em consideração quando irá se registrar um domínio e para mim os três pontos principais são:

  • A empresa é credível? É uma empresa que possui alguns anos de mercado e que não irá me deixar na mão?
  • Possui painel de controle? É muito chato e também um atraso, precisar enviar um e-mail a cada vez que seja necessário trocar os DNS’s de um domínio, em alguns casos é necessário fazer isso com certa frequência e é bom ter um bom painel para administrar e fazer o que bem entender.
  • Possui um bom suporte? Acaso dê algo errado é muito bom que se tenha um bom suporte para lhe ajudar no que você precisar, então sempre escolha uma empresa com boas referências com relação ao suporte.

Não é só registrar, você deve saber registrar

Há muitas pessoas que pensam que seu blog irá se transformar em uma referência apenas porque conseguiu registrar um domínio próprio, é necessário mais do que registrar um domínio, o próprio domínio deve ser um bom domínio e listarei algumas características de um bom domínio:

  • Nome curto;
  • Fácil memorização;
  • Relação com seu nicho de mercado;

Nunca use domínios gratuitos

Muitas pessoas deixam de usar sub-domínios do blogspot ou do WordPress.com para utilizar domínios gratuitos do tipo .co.cc, usar um domínio deste é como dar um tiro no pé, muitos usuários de internet sequer sabem da existência de domínios .org ou .info, o que falar destas extensões .co.cc ou semelhante, além de ser difícil de lembrar, traz um aspecto amador pior do que o .blogspot.com ou .wordpress.com, fazer isso é estar enganando a si mesmo.

E você o que acha da importância do domínio?

Editor-chefe do Escola Sites. Analista de Sistemas, empreendedor e blogueiro que dedica parte de seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Wordpress, SEO, Tableless, JQuery, PHP e outras tecnologias Web.

  • http://www.phabloprojetos.com Ruan Phablo

    Jair,

    É o que vivo falando para meus amigos e companheiros na blogosfera que são iniciantes, ter domínio é mostrar a sua imagem como um simples bom dia, é ser profissional do pé a cabeça, ou seja, do domínio até os créditos do footer.

    Abraços

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Ruan, ter um bom domínio é o começo para ter algum sucesso e reconhecimento na blogosfera. Sem isso é quase impossível um projeto dar certo.

      Abraços,

  • http://www.lideragronomia.com.br Agricultor

    Realmente ter um dominio proprio é essencial para se conseguir sucesso em um blog, ajuda a trazer credibilidade.
    Otimo artigo

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Agricultor, que bom que possui em mente que um domínio irá trazer mais credibilidade a qualquer blog, site ou negócio, é apenas o início de muitas coisas a serem feitas para ter sucesso com um site/blog.

  • Rodrigo Zandonadi

    Olá Jair

    Ótima colocação sobre os domínios. Um blog com domínio próprio realmente transmite mais credibilidade.

    Hoje em dia, quando é tão fácil comprar um domínio (atentando para as dicas que você deu), é difícil de entender porque alguém não faz esse tipo de investimento.

    A não ser que o blog seja apenas para diversão, como os tumblrs e blogspots de poesias e tals, acho fundamental ter sua marca bem fixada na mente do usuário.

    Abraços!

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Rodrigo é realmente incrível como em uma época em que é tão barato contratar um domínio as pessoas continuem a negligenciar este aspecto.

      Abraços,

  • Pingback: Aumentar visitas é causar impacto nos concorrentes | Escola Sites

  • http://obackstagedamoda.blogspot.com.br/ Wanessa Costa (Backstage da Moda Blog)

    Excelente suas dicas, me ajudaram muito pois tenho um blog no blogger e a dias estou buscando realizar a compra de um domínio, tive inclusive que alterar o nome do meu blog que começou a crescer e criaram um domínio com o mesmo nome, se eu já tivesse o domínio teria evitado esse transtorno.

ORGULHOSAMENTE DESENVOLVIDO COM WORDPRESS ~ DESENVOLVIDO POR JAIR REBELLO

Opa...Criei uma ferramenta de criação de páginas de captura GRÁTIS, quer dar um olhada?