Como exportar assinantes do feedburner

POSTADO NA CATEGORIA: Ferramentas para blogs COM 17 E 0
Home > Ferramentas para blogs > Como exportar assinantes do feedburner

Os feeds são amplamente usados em blogs, todo blog que queira criar algum vínculo com o seu leitor deve disponibilizar alguma forma que seus leitores possam receber por email ou em alguma cliente RSS, todos os seus novos artigos, para que não precisem acessar seu blog para apenas saber se há novos artigos. Neste aspecto o serviço mais usado é o Feedburner do Google, hoje irei ensinar como exportar a lista de emails do feedburner para que ela possa ser usada em outras campanhas de email marketing.

Porque exportar lista de emails do Feedburner

Sem dúvidas campanhas de e-mail marketing podem gerar imensos ganhos se aplicados de forma adequada a um determinado público, quanto mais e-mails uma pessoa possui em sua lista, a probabilidade de uma pessoa adquirir algum serviço ou produto indicado no e-mail será maior, aumentando assim os ganhos. Se você já usa o feedburner como serviço de entrega de e-mails com atualizações de seu blog, certamente já possui alguns (ou muitos) e-mails cadastrados, e-mails estes que podem ser explorados em outras campanhas, aumentando sua lista para o e-mail marketing.

Exportar subscritores do feedburner

Para que você possa utilizar a lista de subscritores do Feedburner em suas campanhas de Email Marketing, você deverá exportar a sua lista que se encontra no serviço, para isso faça login em sua conta do Feedburner depois acesse Publicize >> Email subscriptions >> Subscription Management, assim como mostra a ilustração abaixo:

 exportar feedburner

Na página que você abrir terá uma seção apenas para as subscrições por email chamada de Subscriber Management, clique em View subscriber details e depois na opção CSV, todo este procedimento é mostrado na figura a seguir:

Ao clicar na opção CSV, será baixado um arquivo que pode ser aberto em qualquer versão do Excel, além de ser aceito na maioria dos serviços de e-mail marketing, além de usar em campanhas gerais de e-mail marketing, você pode utilizar esta mesma lista para enviar e-mails mais específicos como lembrar os subscritores que não confirmaram sua inscrição, procedimento este que irei detalhar em outro artigo.

Acaso deseje ter mais informações de como o feedburner em suas campanhas de e-mail marketing, leia o incrível artigo de Paulo Faustino no Escola Dinheiro, Como usar seus subscritores do Feedburner numa campanha de Email Marketing.

E você, acha interessante usar este método para utilizar em campanhas de e-mail marketing?

Editor-chefe do Escola Sites. Analista de Sistemas, empreendedor e blogueiro que dedica parte de seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Wordpress, SEO, Tableless, JQuery, PHP e outras tecnologias Web.

  • http://profissionalblog.com/ Rafael Oliveira

    Excelente artigo Jair, estou agora mesmo testando essa funcionalidade… Acredito que muitos blogueiros não sabiam realizar esse processo ainda.

    Abraços!

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Rafael, fico muito feliz de poder ter ajudado, creio que muitas pessoas realmente ainda não usam esta funcionalidade incrível do feedburner.

      Abraços,

  • http://www.inglesparaleigos.com Ueritom

    Boa dica Jair. Já faço uso dela há algum tempo. Inclusive, eu costumo semanalmente filtrar a partir de um comando do Excel os que não confirmaram e mandar e-mail para “lembrá-los” de confirmar. Muitos não recebem (ou excluem sem querer) o e-mail de confirmação. Tenho tido bons resultados com isso. Fica a dica.

    Abraço e sucesso!

    Ueritom

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Ueritom, até comentei no artigo sobre isso, também faço uso deste método. Inclusive faz algum tempo que não o faço e irei fazer. Afinal tenho uns 300 subscritores que não confirmaram a inscrição. Como você manda o email? pedi para subscrever novamente?

      Abraços,

      • http://www.inglesparaleigos.com Ueritom

        Eu criei um “script” para enviar aos leitores, que segue abaixo. Eu uso um programa chamado E-mail Sender Deluxe para fazer os envios.

        “Olá..

        Estou entrando em contato pois você digitou seu e-mail para cadastro no blog Inglês para Leigos (www.inglesparaleigos.com), porém não confirmou seu pedido. Se você confirmar, receberá em sua Caixa de Entrada todo o conteúdo do blog que for publicado daqui pra frente, além de poder receber o áudio “Quero falar tudo em inglês”.
        Para confirmar seu pedido, clique abra o e-mail com assunto “Confirme sua inscrição no Inglês para Leigos” que você deve ter recebido e clique no link de confirmação contido nele. Caso não esteja na Caixa de Entrada, verifique a pasta Spam, ou Lixo Eletrônico. Se não tiver recebido, me avise que mandarei o link novamente.

        Em caso de dúvida, é só entrar em contato.

        Att,

        Ueritom Ribeiro Borges
        http://www.inglesparaleigos.com

        • http://www.escolasites.com Jair Rebello

          Ueritom, muito obrigado, irei usar meu auto responder e irei enviar neste formato aí, já, já irei enviar.

          Abraços,

          • http://www.inglesparaleigos.com Ueritom

            Imagina, estamos aí para aprendermos e crescermos juntos. Até iria sugerir de escrever um guest post explicando como “separar” os dados do arquivo CSV em colunas no Excel, porém já fiz um post em outro site falando disso e ficaria repetido.

            Abraço,

            Ueritom

  • Jackson Soares

    Excelente dica Jair, eu iria fazer algumas pesquisas relacionadas a esse assunto por esses dias, mais já encontrei o que queria.

    Muito sucesso nos seus projetos.

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Jackson, que bom que conseguir explicar no artigo o que você gostaria de saber.

      Abraços,

  • http://eclafvariedades.blogspot.com.br/ leide lima

    Essa dica foi super util, estava mesmo precisando dela pra mandar mensagens para os inscritos sem postar no blog, mais fica uma pergunta, tem como mandar uma mensagem para todos os seguidores do blog sem ser uma postagem? tipo um e-mail ou coisa assm, se puder responder agradeço.

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Leide é possível sim. Você pode adicionar os emails um a um no seu cliente de email, mas isso não é o ideal, o ideal é que você contrate um auto responder para usar neste sentido.

      Abraços,

      • http://eclafvariedades.blogspot.com.br/ leide lima

        Obrigada pela rápida resposta, só não sei o que é autoresponder, rsrs.

        • http://www.escolasites.com Jair Rebello

          Leide, um auto responder é um aplicativo que envia emails em massa, há aplicativos grátis e pagos neste sentido, busque na internet e terá inúmeras soluções.

          Abraços,

  • http://mestredossites.com.br/2012/01/duvida-dos-leitores-como-fazer-minhas-imagens-aparecerem-no-google/ mestre dos sites

    Vale lembrar que temos sempre que dar a opcao ao usuario de nao querer receber os emails, se ele so quiser receber o feed, até para nao ter efeito contrario e ele desistir de assinar =)

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Certamente, mestre, mas isso é uma questão de políticas, posso colocar nos termos que os leitores irão receber estes emails.

      Abraços,

  • http://www.mbsdigital.com.br/blog Marques

    O Feedburner realmente é uma fantátstica ferramenta e com inúmeras recursos que facilitam a vida de um blogueiro, atraindo visitantes, compartilhando artigos, recrutando contatos e ainda por cima nas campanhas de e-mail marketing.

    Será que vale a pena utilizar este recurso? Resta-nos saber se as pessoas que se inscreveram para receber apenas artigos de nossos blogs se sentiriam satisfeitas em receber mensagens de publicidade por e-mail marketing.

    Se talvez as mensagens de e-mail marketing forem apenas para divulgação do blog assinante, talvez seria eficaz, mas caso seja para divulgação de produtos ou serviços, poderá perder assinantes…Minha opinião

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Marques, acredito que se você souber realizar as campanhas não terá risco de perder assinantes. Mandar um email por semana para sua lista não deve afugentar os assinantes.

      Abraços,

ORGULHOSAMENTE DESENVOLVIDO COM WORDPRESS ~ DESENVOLVIDO POR JAIR REBELLO

Opa...Criei uma ferramenta de criação de páginas de captura GRÁTIS, quer dar um olhada?