Quer ganhar dinheiro com seu blog? Não crie um metablog

POSTADO NA CATEGORIA: Ganhar dinheiro COM 43 E 0
Home > Ganhar dinheiro > Quer ganhar dinheiro com seu blog? Não crie um metablog

Nos últimos tempos tenho visto que cada vez mais os novos blogueiros estão criando metablogs, blogs voltados para outros blogueiros, seja ensinando técnicas de escritas, melhorias em seus sistemas de publicações, entre outros assuntos. Criou-se um mito de que um metablog é altamente rentável e é necessário apenas começar a escrever e esperar que milhares de doláres sejam creditados no Google Adsense. Não é verdade!

Todos que já criaram o seu metablog, deve ter percebido que mesmo com altas taxas de visualizações mensais, os ganhos não são nada absurdos. Eu mesmo tenho um outro blog, em outro nicho que rende mais que este metablog, mesmo tenho apenas 10% do tráfego do Escola Sites, é isso mesmo, consigo faturar mais com um blog que criei a pouco tempo e alimento bem menos que este.

Ganhar dinheiro

Quer ganhar dinheiro rápido? Não crie um blog

Acho que é dever de quem já possui um blog, alertar as pessoas que desejam criar um blog apenas para monetizá-los de que é possível sim ganhar dinheiro com blogs e com a internet em si, mas de que não é nada fácil e além disso não é um processo rápido. Eu mesmo estou a beira de completar um ano de blogueiro e agora que começo a colher os frutos do esforço de todos estes meses, produzindo conteúdo, quase que diariamente. Então se você deseja criar um blog, tenha em mente que:

  • Você demorará um pouco a ter um tráfego interessante;
  • Demorará um pouco a achar métodos que transforme este tráfego em dinheiro
  • Deve produzir conteúdo de qualidade continuamente para que o projeto continue bem.

Então deixe de acreditar em certos “profissionais” que prometem que você irá ficar rico da noite para o dia. Estas pessoas certamente querem lhe empurrar algum método em que o próprio irá ganhar uma bela comissão e que lhe ajudará bem pouco ou quase nada. Praticamente todo o material necessário para aprender a blogar melhor, melhorar a escrita, publicar artigos em blogs, tudo isso se encontra gratuitamente pela internet e não é necessário pagar para obter kits para aprender qualquer destas coisas, não se deixe enganar.

Quer ganhar dinheiro com blogs?

Praticamente nunca escrevo artigos ensinando pessoas a monetizar seus projetos, não que eu não tenha conhecimentos com relação a este assunto, mas acho que outros profissionais mais capacitados já o fazem e não tenho total conhecimento para passar como tenho em outras áreas.

O que posso dizer com plena certeza é que não ganhará dinheiro na internet aqueles que desejarem métodos preciosos e fáceis. Quem ganha dinheiro atualmente, certamente já ralou bastante, pelo menos uns dois, três anos. Acaso você queira ganhar dinheiro a todo custo, certamente buscará métodos que apenas farão seu projeto afundar, como plagiar, tentar dar dicas que não sabe se realmente funciona e outros absurdos que vemos por aí.

Para ganhar dinheiro com blogs, você deve apenas trabalhar e estudar continuamente. Sem essas duas atividades você pode até tentar mas nunca, repito NUNCA, irá conseguir ganhar um bom dinheiro com blogs ou com qualquer outro negócio na internet.

E você acha que existe outro método para ganhar dinheiro na internet?

Editor-chefe do Escola Sites. Analista de Sistemas, empreendedor e blogueiro que dedica parte de seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Wordpress, SEO, Tableless, JQuery, PHP e outras tecnologias Web.

  • http://www.segurancadotrabalhonwn.com Nestor ——————–

    Oi Jair
    Isso explica por que o Bruno Simoura que é simplesmente fantástico está deixando de lado o Meta Blog. Achei um tanto estranho, mas, agora descobri o motivo…

    Abraços e sucesso!

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Nestor cada um faz suas escolhas. Bruno é um excelente profissional, possui uma visão incrível se ele está trilhando outros caminhos é porque analisou bem e optou pela melhor escolha.

      Abraços,

  • http://gustavofreitas.net/blogs Gustavo Freitas

    jair,
    belo alerta. Gostei muito de sua colocação final, sem trabalho e estudo contínuos não há como ganhar dinheiro na internet, seja com blogs ou outra atividade.
    Abraço.

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Gustavo, trabalho e estudo certamente são as únicas saídas para se conseguir obter o sucesso e não há como fugir disso.

  • http://dinheirolegal.com/ J Guimarães

    Olá Jair

    Você está certo.
    Muitas pessoas pensam em largar o emprego, comprar um computador e ganhar dinheiro na internet.
    No entanto, é um trabalho dificílimo.
    Por outro lado, escrever é para quem gosta de ler. Caso contrário, o blogueiro copiará artigos de outros blogs e dificilmente prosperará.
    Muitos escrevem, mas muito ruim. É preciso respeitar as regras de gramática da nossa querida e judiada língua portuguesa.

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      J Guimarães, certamente nem todos possuem aptidão para blogs e é necessário respeitar isso. É necessário ter disciplina, estudar muito para trazer material de qualidade para os leitores dia após dia.

      Abraços,

  • http://profissionalblog.com/ Rafael Oliveira

    O fato dos metablogs não serem tão rentáveis ratifica mais ainda a idéia de que é preciso gostar do que faz para manter um metablog. Tem que ter amor para ensinar a criar blogs e ganhar dinheiro na internet. É como ser um professor de escola comum, mal remunerado, mas importante para o crescimento de outras pessoas,hehehe, no entanto, se uma pessoa gosta muito de ensinar eu incentivo a criar um metablog.

    Abraços!

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Rafael, é isso que tentamos explicar, muitos metablogs são criados hoje em dia apenas visando ganhar dinheiro mas não possuem qualquer capacidade, escrita ruim, erros nas estratégias e muito mais.

      Abraços,

  • http://www.desenhodg.com/ Vinicius Martins

    Realmente, sem estudo e trabalho não dá para se ganhar nada com blogs. Infelizmente ainda há pessoas que caem nesses truques e acabam perdendo dinheiro ao invés de ganhar.
    Abraço.

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Vinicius, a verdade que é qualquer profissão é necessário trabalhar duro e também estudar para subir e aumentar os ganhos e com blog não poderia ser diferente.

      Abraços,

  • http://www.linkabrasil.com Leandro Eduardo

    Olá Jair Rabello,

    Você poderia me informar qual é o outro blog que você refere no texto?

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Leandro, é oandroid.net, um blog sobre Android que estou iniciando.

      Abraços,

  • http://www.aplicativosipad.net Eduardo

    Ganhar dinheiro com blogs, mais precisamente com anúncios, é uma ilusão que eu vinha mantendo até dezembro passado, quando meus ganhos estavam aumentando pouco a pouco, numa escala quase logarítmica. De repente foi tudo por água abaixo, parece que ninguém mais está conseguindo ganhar dinheiro com anúncios nos blogs…
    Ainda vou manter meu blog funcionando por um tempo, pois o dinheiro não é o único motivo de eu ser blogueiro, mas não sei até quando, pois outros compromissos mais importantes começam a aparecer a a gente precisa do dinheiro…

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Eduardo, creio que muita gente consegue ganhar dinheiro com blogs mas é algo que deve ser mais trabalhado, começar um blog hoje e esperar que mês que vem os lucros irão cair a porta é engano.

      Abraços,

  • http://www.siteseblogs.com Hugo Costa@Sites e Blogs

    Olá Jair,

    Eu acho que existe é um conceito errado na monetização de blogs, e principalmente nos metablogs. E e esse conceito que faz com que muitos não consigam bons rendimentos com um blog deste gênero.

    Há poucos metablogs que conseguem ganhar bons valores com Google Adsense. Tirando os “monstros” da visitas orgânicas nesta área (criarsites, gerenciandoblog, querocriarumblog, escoladinheiro e mais dois ou três), que têm milhares de visitas diárias vindas dos motores de busca, os outros metablogs dificilmente irão fazer dinheiro com Adsense (pelo menos valores interessantes).

    Isso explica-se facilmente. Quem visita esses blogs é na grande maioria pessoal blogueiro. E é sabido que os blogueiros muito dificilmente clicam num banner Adsense.

    Neste ramo, a melhor forma de ganhar dinheiro é a newsletter. E aí, se a captação de email for bem feita e a sequência de mensagens para os subscritores for bem planejada, então é perfeitamente possível ganhar valores interessantes com poucas visitas.

    O meu Sites e Blogs é a prova disso.

    Quem conhece o meu blog sabe que eu não uso adsence nele (aliás, nem outro tipo de banner). O meu foco é a captação de email e conversão de programas de afiliados via emails.

    E aí funciona. Funciona até muito bem. O problema é que muitos metablogueiros que chegaram há pouco tempo não têm uma estratégia de marketing bem definida. Isto porque muitas vezes lhe falta a experiência.

    Eu quando criei o Site e Blogs sabia perfeitamente que tipo de monetização poderia funcionar. Eu já tinha (e continuo a ter) vários blogs. Uns com Adsense outros não.

    É verdade que é preciso trabalhar e muito. Dinheiro fácil … só na lotaria ;)

    Abraços … bela reflexão!

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Hugo, falou tudo em seu comentário. Creio que realmente a newsletter é que pode “salvar” os metablogs, o adsense até pode gerar alguns reais por dia mas nunca será uma boa renda.

      Abraços,

  • http://mestredossites.com.br Mestre dos sites

    Concordo com tudo jair! A questão é que ao contrario de um blog de variedades( nome bonitinho pra site feito exclusivamente pra ganhar dindin com adsense hehehe) em um metablog voce precisa saber muito bem do que esta falando, ou ter familiaridade com a area, como por exemplo voce que é programador, o Gustavo que é professor, nao que so assim se consiga, mas se voce ja é da area e passa segurança no que diz, voce conquista ao leitor, ele passa até a te divulgar, e o dinheiro vem como consequencia de trabalho e estudo na area,mas so depois de muito tempo, e se não é algo que voce gosta, mas sim algo que so fez pra tirar um troco, logo logo fica pra tras! Perfeito o artigo!

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Mestre, certamente é isso mesmo. A monetização maior que consigo com o Escola Sites, são de serviços que consigo através dele e isso pra mim é gratificante.

      Abraços,

  • Michael Miranda

    Olá Jair, realmente esse nicho não rende tanto como parece mas dizer isso é como dizer que seu professor não entende da matéria, por mais que pareça verdade custa a crer, o mais preocupante é que os metablogs ultimamente andam mais preocupados em escrever para outros metablogs do que para seus leitores. Excelente artigo, parabéns

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Michael, não disse que não se pode ganhar dinheiro com metablogs, mas há uma nova geração pensando que é fácil e criando metablogs a toda hora.

      Abraços,

  • http://blog.andersonferro.com.br Anderson Ferro

    Olá Jair,

    Realmente, concordo plenamente com você. Ganhar dinheiro com blogs exige tempo, administração, projeções de onde estamos para onde desejar ir, ou seja, “planejamento.

    Eu adicionaria um em seu conteúdo um “midia kit” do blog e também “uma mini loja virtual” onde as pessoas poderiam fazer compras de produtos que o “dono do blog” tem a oferecer.

    Sucesso!
    Anderson Ferri

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Anderson, obrigado por sua colaboração.

      Abraços,

  • Arlindo Armando

    Jair, eu penso que é somente complicado ganhar dinheiro com um metablog se o dono não souber gerenciar. Eu mesmo tenho um como sabe e consigo valores bem interessantes com o mesmo. O grande problema é que é sempre mais do mesmo, e isso não é interessante o suficiente para atrair tráfego e aumentar a renda.

    Abraços, Arlindo Armando

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Arlindo, foi justamente isso que quis demonstrar no artigo. Muitos blogueiros novos tentam se aventurar em metablogs pensando que irão ganhar muito dinheiro e não vão se não forem diferenciados.

      Abraços,

  • Pingback: Ganhar dinheiro com um blog: Teoria v.s. Prática

  • Alessander Raker

    Realmente sem esforço é impossível crescer

    Entendo que as pessoas que colocam em anúncios são os leigos. Blogueiro não clica, aí temos um grande problema.

    Valeu pelo artigo

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Alessander, fatalmente apostar apenas em Adsense não renderá quase nada.

      Abraços,

  • http://www.desconstruir.com Alessander Raker

    Esqueci de falar,artigos originais são essenciais

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Alessander, realmente é de extrema importância ter bons artigos e originais.

      Abraços.

  • http://rentabilizacao.com Jordão Felix

    Olá Jair, tudo bem? Em minha opinião o que está errado é o próprio conceito de metablog. Ou seja, está tudo errado! As pessoas estão criando blogs nesse segmento o tempo todo sem mesmo saber o significado da categoria.

    Crie um blog, adicione vários banners de programas de afiliados, kits de ganhar dinheiro, vídeos aulas sem nenhuma qualificação com o nome de curso on-line, comece a escrever as mesmas coisas que outros blogueiros escreveram há 10 anos atrás, coisas do tipo como instalar o wordpress, como criar um blog no blogger, como ganhar dinheiro com isso, como ganhar dinheiro com aquilo e seja um metablogger.

    Hoje criar um blog com a intenção de ganhar dinheiro virou moda no Brasil, todo dia milhares de novos blogs estão sendo iniciados por pessoas que não sabem nem mesmo escrever um texto. Mas que se denominam metabloggers, ou seja, está tudo errado.

    Até os próprios metabloggers estão perdendo as suas essências, pois vemos muitos metabloggers legítimos que a única coisa que eles passam em seus blogs são os que eles acreditam e da forma que eles acham que deve ser sem se preocupar com a opinião do blogueiro, leitor ou visitante. Nem se quer se dão ao trabalho de responder os comentários que são deixados em seus sites ou empresas que dizem que são blogs.

    Infelizmente é nisso que a blogosfera está se tornando, em um submundo nojento em sem rumo que só sobrevivem os mais fortes. E eu te pergunto: Quem quer falar sobre isso? Quem quer fazer alguma coisa para mudar? Ninguém! Porque quando algum blogueiro começa a levantar essa questão ele é calado pela a grande maioria de blogueiros mercenários.

    Abraço.

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Jordão, há desses blogueiros, mas ainda existem os que fazem o seu trabalho bem feito.

      Abraços.

  • Chuck

    O cara do megaupload ta com grana, mais abusou ai se ferrou . . . mais conheço muita gente que ganha dinheiro com site e so ter boa ideia !!!

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Chuck, vejo que não entendeu muito o que queremos passar no artigo. Estamos falando no nicho específico de metablog.

      Abraços.

  • http://www.ecomoconseguirdinheiro.com Dinheiro Online

    É muito importante realmente demonstrar que não existe segredo na hora de ganhar dinheiro pela internet. Existem muitas oportunidades de se conseguir dinheiro na internet, mas normalmente não existe segredo. Exige muito trabalho, como em qualquer outro trabalho. Para se ganhar dinheiro de forma constante, é necessário muito trabalho. Estes “segredos” de internet, onde as pessoas ganham dinheiro rápido e fácil normalmente são fakes.

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Dinheiro, realmente é necessário trabalhar duro como em qualquer outro ramo de atuação.

      Abraços.

  • Thallita

    Gostei da sua colocação,e gostaria de pedir uma opinião,publico muitas coisas no meu facebook, e sempre sou surpreendida por muitos likes e comentários, sou frequentadora acídua de blogs femininos de dicas de beleza, trocas de idéias, tutorias, tags e etc e estou pensando em criar um, porém nada de mais do mesmo, penso em algo inovador, criativo e porque ão rentável? Tem alguma dica pra mim?
    Não penso em viver disso,se eu conseguisse parceiros para ao menos me fornecer produtos pra testar em troca de divulgação já seria ótimo, porque sei o quanto é importante uma blogueira ter parceiros e por mais que pareça fútil é de grande valia para as leitoras esses tutorias e resenhas explicativos….

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Thallita, acredito que você deve tentar. Pesquise um pouco sobre seu nicho e vá em frente.

      Abraços.

  • Bruno werneck

    Eu parei com os blogs a um tempo, estou focado agora nas redes sociais que tem um grande potencial :D

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Bruno, também me desanimei por um tempo, mas estou voltando aos poucos.

      Abraços.

  • Pingback: Porque você nunca vai ganhar dinheiro na Internet | Rentabilização: Blogs & Sites

  • http://setedigitos.com gersondias

    Ola Jair
    Estava mesmo procurando conteúdo para um artigo e me deparei com seu blog e esse artigo e digo o que mais me chamou a atenção foi o final onde você mostra claramente que para ter sucesso com blog e preciso estudar muito e trabalhar bastante.
    Parabens pelo artigo.

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Gerson, obrigado pelos elogios. Vamos ao trabalho.

  • http://www.dinheirolbg.blogspot.com Felipe Ferreira

    Olá Jair Rebello,acredito que enquanto não se criar um currículo que possa ganhar dinheiro na internet com blogs continuará difícil manter a motivação para “atrair” dinheiro com blogs somente através de anúncios.É preciso definir exatamente o que se quer na internet,porém só uma qualidade,por exemplo ser meta blogger não é suficiente para poder tirar algum dinheiro na internete,mas se a pessoa além de meta blogger conseguir trabalhar sua lista de e-mails e estiver com produtos de afiliados corretos e mais e mais produtos e serviços então trabalhar na internet pode ser algo que gere valor para o blogueiro.Quando me refiro a currículo quero dizer que a pessoa pode englobar um leque de opções,isto é, ser pro blogger,meta blogger,está com programas de afiliados,ganhar com anúncios e publicidades pagas e isso só para citar alguns exemplos que estão por aí espalhados na internet.Agora ficar só com uma segmentação de mercado,,.só se a pessoa tiver há muito tempo na internet.Até mais.

ORGULHOSAMENTE DESENVOLVIDO COM WORDPRESS ~ DESENVOLVIDO POR JAIR REBELLO