Templates WordPress – Tutorial para a criação de Templates Parte 1

POSTADO NA CATEGORIA: templates wordpress COM 9 E 0
Home > Wordpress > templates wordpress > Templates WordPress – Tutorial para a criação de Templates Parte 1

A partir de hoje iremos iniciar uma série que irá mostrar o processo de criação de um template wordpress, desde seu início, criando os arquivos necessários até mesmo a publicação do template no wordpress.org. Se você acompanhar está série certamente terá conhecimento necessário para desenvolver novos templates e até ganhar dinheiro com eles, já que os templates wordpress são os mais procurados e quem possui conhecimento sobre o assunto sai na frente.

Há algum tempo venho desenvolvendo templates wordpress, seja para o meu trabalho regular, uma concessionária de energia elétrica, seja em projetos freelancer’s que tenho. Sempre tive o interesse de mostrar a outros como desenvolver templates wordpress, mas apenas agora aceitei o desafio.

Ao final desta série seu template terá as seguintes caracteristícas:

  • Otimizado para SEO
  • Template HTML e CSS otimizado
  • Suporte a Widgets
  • Paginação e breadcrumbs sem uso de plugins
  • Suporte a miniaturas
  • Comentários otimizados
  • Muito mais que ainda vamos descobrir.
  • Shortcodes exclusivos

Nesta primeira parte de nosso tutorial completo irei me preocupar em dar as informações necessárias para que você tenha o ambiente necessário para desenvolver um template em sua própria máquina, sem mesmo ter um servidor na internet para realizar tal ação, a de criar templates wordpress.

Ferramentas necessárias para o desenvolvimento

Para o desenvolvimento de templates wordpress precisamos de algumas ferramentas, e é bom tê-las todas em mãos para que nada atrapalhe o desenvolvimento.

WordPress

Nosso querido wordpress não poderia faltar, temos que ter que baixa-lo para nosso computador antes de iniciar o desenvolvimento do template wordpress. A instalação do mesmo é muito facilitada, mas caso tenha dúvida, você pode realizar perguntas nos comentários que eu tentarei tirar todas quanto possível.

XAMPP/WAMP/MAMP

Todos eles possuem a mesma função, que é de fornecer um ambiente completo para o desenvolvimento PHP+MySQL, para o desenvolvimento de templates wordpress não é necessário ter grandes conhecimentos do mesmo (PHP e MySQL), caso tenha alguma dúvida na instalação, também faça perguntas nos comentários.

Eu, particulamente prefiro o WAMP, mas você pode baixar o que achar mais conveniente.

Editor de Texto

Precisamos de um editor de texto, você pode usar até mesmo o notepad, mas você terá uma grande dificuldade com relação a sintaxe, recomendo que baixe o notepad++, que é uma ferramenta grátis, mas caso tenha o Dreamweaver seria o ideal, nada que comprometa o andamento do desenvolvimento de templates wordpress.

Navegador

Todos temos um navegador em nossos computadores, se você usa o Windows, você possui o Internet Explorer, mas recomendo baixar o Firefox ou mesmo o Chrome, eu particulamente acho o Chrome o melhor, leve e possui suporte a HTML5 e CSS3.

HTML e CSS

Ter alguma noção de HTML e CSS é necessário para o acompanhamento desta série, se você possui conhecimentos intermediários, isso tornaria tudo muito fácil para você, mas caso haja alguma dúvida mais uma vez me coloco a disposição para saná-las.

Template Utilizado

Como o foco deste tutorial completo  é a criação de templates wordpress de fato, não iremos compor os arquivos de CSS e HTML, apenas iremos realizar alguns ajustes no caminho, mas toda a estrutura vai ser trazida de um template HTML chamado Business World, que é totalmente gratuito.

  • Para baixar clique AQUI

Caso ainda não tenha assinado para receber novidades do site em seu email, considere fazer a assinatura, o formulário pode ser encontrado aqui mesmo, mais acima e na barra lateral, é totalmente GRÁTIS.

O que espera dessa série? Possui alguma dúvida? Quer que o Escola Sites adicione algo no tutorial ? Estamos esperando seus comentários, Compartilhe!

Editor-chefe do Escola Sites. Analista de Sistemas, empreendedor e blogueiro que dedica parte de seu tempo para a partilha de material de grande qualidade relacionados a Wordpress, SEO, Tableless, JQuery, PHP e outras tecnologias Web.

  • Thalles Ramos

    Muito bom Jair, está é uma oportunidade para aqueles que ainda não sabem como criar seu próprio template wordpres.

    Espero que esta seja a chance de muitos desenvolvedores novos, de pode adquirir mais experiência com esta fantástica ferramenta.

    Estarei acompanhando tudo.

    Parabéns!

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Thalles, o objetivo é certamente este, mostrar que não é não é muito difícil desenvolver templates wordpress! Vou fazer o máximo para que todos que acompanham a série possam aprender!

      Abraços,

  • http://www.blognacarteira.com Arlindo Armando

    Olá Jair, de fato é uma série que vou acompanhar. Sempre tive vontade de aprender a criar templates, e talvez agora seja o momento certo!

    Abraços, Arlindo Armando

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Arlindo, fique realmente atento! Pois vai ser de grande valia! Um curso desse na web, sai pelo menos por 99! Sem tirar as dúvidas, o que irei fazer.

      Abraços,

  • Pingback: Importância de um bom template na monetização de blogs

  • Pingback: Templates Wordpress – Tutorial para a criação de Templates - Parte 2

  • http://canalphotoshop.info/ Jean Carlo

    Sempre tive vontade de aprender a criar um template para WordPress. Acredito que agora conseguirei. Vou seguir atentamente os artigos.

    abraços

    • http://www.escolasites.com Jair Rebello

      Jean, obrigado pelo seu comentário. Espero que aqui no Escola Sites você encontre todas as informações necessárias para isso.

      Abraços,

  • Everton

    Ola Jair, meu desejo é aprender a configurar o ambiente. Não estou tendo sucesso em configurá-lo para daí começar a produzir.

    Me da um auxilio.

    Abraços!

ORGULHOSAMENTE DESENVOLVIDO COM WORDPRESS ~ DESENVOLVIDO POR JAIR REBELLO

Opa...Criei uma ferramenta de criação de páginas de captura GRÁTIS, quer dar um olhada?